Meu Primo Inglês
My English Cousin. Argélia | 2019 | 82 min | Documentário | LIVRE
Direção: Karim Sayad
Roteiro: Karim Sayad
Fotografia: Patrick Tresch S.C.S

Sinopse
Depois de viver na Inglaterra por quase duas décadas, o imigrante argelino (e primo do cineasta Karim Sayad) Fahed planeja retornar ao seu país natal e escapar de sua rotina agitada e monótona com dois empregos de tempo integral e ninguém para esperar por ele em casa, ao mesmo tempo que deseja cuidar de sua mãe e acompanhá-la na velhice. Mas talvez o lugar para onde Fahed queira voltar seja uma ideia nostálgica de seu país que só existe em sua cabeça. Preso entre dois lugares e culturas às quais Fahed não pertence exatamente, o filme nos envolve na busca constante, mas hesitante de Fahed por um lugar onde ele possa finalmente se estabelecer.
Estreado no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019, Karim Sayad segue seu primo de perto e em detalhes durante essa busca constante, capturando a solidão de Fahed e pintando um retrato do que o exílio e a dificuldade de integração significam para um imigrante.
Sobre o diretor

Karim Sayad nasceu em Lausanne em 1984, filho de pai argelino e mãe suíça. Depois de completar um mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento de Genebra, ele decidiu se tornar um documentarista. Seu primeiro curta, Babor Casanova, estreou em Locarno em 2016 e depois foi exibido em mais de vinte festivais em todo o mundo. Of Sheep and Men, seu primeiro documentário de longa-metragem, estreou em Toronto em 2017, foi premiado na Journée de Soleure e exibido em diversos festivais. My English Cousin é seu segundo documentário de longa-metragem.