MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Mostra de Cinemas Africanos - CineSesc, São Paulo, 2019. Foto de Alf Ribeiro.

Único festival no Brasil exclusivamente dedicado aos cinemas africanos contemporâneos.

Com curadoria de Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra de Cinemas Africanos reúne filmes de curta e de longa-metragem das cinematografias africanas contemporâneas, muitos inéditos no Brasil.

O recorte curatorial atende à demanda por proporcionar espaços  de exibição no Brasil de filmes recentes produzidos na África e sua diáspora nos últimos cinco anos, bem como promove o contato do público com as estéticas e narrativas presentes nesta cinematografia ainda muito desconhecida do público brasileiro.

Nas edições já realizadas desde 2018, a Mostra exibiu filmes dirigidos por cineastas de países como Senegal, Sudão, Etiópia, Uganda, Ruanda, África do Sul, Nigéria, Burkina Faso, Quênia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito, entre muitos outros, além de produções em territórios afrodiaspóricos como França e Cuba, protagonizadas por sujeitos africanos e afrodescendentes. Os filmes variam entre ficção e documentário e oferecem uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas.

As curadoras acompanham as trajetórias dos filmes africanos nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlinale, Toronto, Veneza, Rotterdam e Fespaco (este o maior festival de cinemas africanos na África, em Burkina Faso), e trazem para o Brasil os títulos de maior interesse que estiveram em exibição ou em competição.

Nossa principal edição acontece no mês de julho em São Paulo, no CineSesc, e marca nossa curadoria anual. Atualmente somos o único festival no Brasil total e exclusivamente dedicado aos cinemas africanos contemporâneos.

Além da Mostra, organizamos o projeto de cineclube Cine África, fazemos parcerias de curadoria e programação com diversos festivais no Brasil e no mundo, e oferecemos cursos e outras atividades de reflexão sobre e formação em cinemas africanos. Uma das nossas missões é difundir conteúdo sobre essas cinematografias em língua portuguesa, e nesse sentido também publicamos livros e catálogos com artigos científicos, ensaios, entrevistas e fichas dos filmes.

Conheça as curadoras


Beatriz Leal Riesco

Espanha


Pesquisadora, professora, crítica e curadora especializada em arte e cinema contemporâneos africanos e da diáspora. Diretora de programação do AFRIKALDIA African Film Festival of the Basque Country (Espanha), foi programadora do New York African Film Festival e do Wallay! Barcelona African Film Festival. Curadora independente de filmotecas e museus de arte como o MUSAC (León), o MACBA e o CCBB (Barcelona). Idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos.

www.beatrizleal.com


Ana Camila Esteves

Brasil


Jornalista, produtora cultural e pesquisadora. Mestre e doutouranda em cinema com foco nos cinemas africanos contemporâneos. É coautora do livro Cinemas Africanos Contemporâneos: perspectivas críticas (Sesc, 2020). É curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia) desde 2019, e idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos e do projeto de cineclube Cine África. Editora da Revista Crítica de Cinemas Africanos

www.anacamila.com

um pouco da nossa história em números

0
anos
0
edições
0
países africanos
0
filmes exibidos
0
publicações
0
cursos

acesse o nosso press kit

Nossa repercussão na imprensa

Confira algumas das nossas inserções em jornais impressos de diversas cidades do Brasil.

Parceiros

Institucionais

Festivais

Distribuidores

Seu filme pode estar na próxima edição