MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Mostra de Cinemas Africanos - CineSesc, São Paulo, 2019. Foto de Alf Ribeiro.

Único festival no Brasil exclusivamente dedicado aos cinemas africanos contemporâneos.

Com curadoria de Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra de Cinemas Africanos reúne filmes de curta e de longa-metragem das cinematografias africanas contemporâneas, muitos inéditos no Brasil.

O recorte curatorial atende à demanda por proporcionar espaços  de exibição no Brasil de filmes recentes produzidos na África e sua diáspora nos últimos cinco anos, bem como promove o contato do público com as estéticas e narrativas presentes nesta cinematografia ainda muito desconhecida do público brasileiro.

Nas edições já realizadas desde 2018, a Mostra exibiu filmes dirigidos por cineastas de países como Senegal, Sudão, Etiópia, Uganda, Ruanda, África do Sul, Nigéria, Burkina Faso, Quênia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito, entre muitos outros, além de produções em territórios afrodiaspóricos como França e Cuba, protagonizadas por sujeitos africanos e afrodescendentes. Os filmes variam entre ficção e documentário e oferecem uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas.

As curadoras acompanham as trajetórias dos filmes africanos nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlinale, Toronto, Veneza, Rotterdam e Fespaco (este o maior festival de cinemas africanos na África, em Burkina Faso), e trazem para o Brasil os títulos de maior interesse que estiveram em exibição ou em competição.

Nossa principal edição acontece no mês de julho em São Paulo, no CineSesc, e marca nossa curadoria anual. Atualmente somos o único festival no Brasil total e exclusivamente dedicado aos cinemas africanos contemporâneos.

Além da Mostra, organizamos o projeto de cineclube Cine África, fazemos parcerias de curadoria e programação com diversos festivais no Brasil e no mundo, e oferecemos cursos e outras atividades de reflexão sobre e formação em cinemas africanos. Uma das nossas missões é difundir conteúdo sobre essas cinematografias em língua portuguesa, e nesse sentido também publicamos livros e catálogos com artigos científicos, ensaios, entrevistas e fichas dos filmes.

Conheça as curadoras


Beatriz Leal Riesco

Espanha


Pesquisadora, professora, crítica e curadora especializada em arte e cinema contemporâneos africanos e da diáspora. Diretora de programação do AFRIKALDIA African Film Festival of the Basque Country (Espanha), foi programadora do New York African Film Festival e do Wallay! Barcelona African Film Festival. Curadora independente de filmotecas e museus de arte como o MUSAC (León), o MACBA e o CCBB (Barcelona). Idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos.

www.beatrizleal.com


Ana Camila Esteves

Brasil


Jornalista, produtora cultural e pesquisadora. Mestre e doutouranda em cinema com foco nos cinemas africanos contemporâneos. É coautora do livro Cinemas Africanos Contemporâneos: perspectivas críticas (Sesc, 2020). É curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia) desde 2019, e idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos e do projeto de cineclube Cine África. Editora da Revista Crítica de Cinemas Africanos

www.anacamila.com

um pouco da nossa história em números

0
anos
0
edições
0
países africanos
0
filmes exibidos
0
publicações
0
cursos

acesse o nosso press kit

Parceiros

Institucionais

Festivais

Distribuidores

Seu filme pode estar na próxima edição