maio 7, 2020

Cine África | Em Casa – programação completa e inscrições

by Ana Camila in Sem categoria

O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano. O projeto surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Saladearte em Salvador (Bahia), vinculado à Mostra de Cinemas Africanos. Em tempos de isolamento social, decidimos realizar o Cine África – Em Casa, permitindo que continuemos com o nosso objetivo de aumentar o repertório do público brasileiro de filmes de cineastas africanos(as).

A ideia é, em formato digital, nos reunirmos para um bate-papo sobre os filmes exibidos, e nossos convidados serão sempre de quem pesquisa ou se interessa por África e pelos assuntos convocados pelos filmes. A programação tem inicialmente a duração de três meses (maio-junho-julho) com 03 sessões mensais. O formato é simples: os interessados devem se inscrever no formulário abaixo para receber o link do filme daquela sessão, e nos dias e horas marcados nos encontraremos em uma sala virtual para conversar sobre a obra. Cada encontro terá a participação de um convidado e de um mediador, e o público é estimulado a mandar perguntas e enriquecer o debate.

As sessões acontecem sempre aos sábados (os três últimos de cada mês) e sempre às 16h. Confira programação completa abaixo.

O Cine África é uma realização da Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Circuito Saladearte, e é coordenado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

MAIO
16- “Mossane”, de Safi Faye (Senegal,1996)
Convidada: Evelyn Sacramento
23- “Moolaadé”, de Ousmane Sembène (Senegal, 2004)
Convidado: Márcio Paim
30- “Sambizanga”, de Sarah Maldoror (Angola, 1972)
Convidada: Renata Dariva

JUNHO
13- “Inxeba”, de John Trengove (África do Sul, 2017)
Convidado: Lecco França
20- “Lionheart”, de Genevieve Nnaji (Nigéria, 2018)
Convidada: Marina Gonzaga
27- “Yeleen”, de Souleymane Cissé (Mali, 1987)
Convidada: Janaína Oliveira

JULHO
11- “Félicité”, de Alain Gomis (Senegal, 2017)
Convidada: Maíra Zenun
18- “Ceddo”, de Ousmane Sembène (Senegal, 1977)
Convidado: Detoubab Ndiaye
25- “Heremakono”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002)
Convidada: Hannah Serrat

FORMATO

O Cine África | Em Casa funcionará da seguinte maneira:
– Serão abertas inscrições para quem quiser ver o filme da semana e participar do bate-papo;
– No sábado anterior ao dia do bate-papo, disponibilizamos o filme indicado para que as pessoas assistam em casa. Se o filme não estiver em uma plataforma como Netflix, YouTube ou similares, ele ficará disponível até o sábado do encontro;
– No caso de o filme estar disponível em plataformas VOD, indicaremos onde é possível assistir;
– Às 16h do dia marcado, nos encontraremos em uma plataforma de reuniões virtuais (o link da reunião será enviado previamente a todos os participantes inscritos);
– O bate-papo terá o tempo máximo de 2h de duração e contará com a mediação de uma das coordenadoras do Cine África;
– O convidado pode fazer uma fala inicial de 10 a 15min, depois a mediadora fará em torno de 3 perguntas para estimular a participação, e logo depois abrimos para o público, que mandará suas perguntas via chat.

Ao final de cada sessão, estimulamos que o convidado ou algum outro participante escreva uma crítica ou um ensaio sobre o filme que acabaram de discutir, a ser publicado no site oficial da Mostra de Cinemas Africanos. Dessa forma, podemos continuar gerando conteúdo em língua portuguesa sobre esta cinematografia, e de forma colaborativa.

Nossos canais de comunicação:
Site oficial: www.mostradecinemasafricanos.com
Instagram: @mostradecinemasafricanos
Facebook: /mostradecinemasafricanos

Dúvidas podem ser sanadas por e-mail: cineafrica@mostradecinemasafricanos.com

INSCREVA-SE AQUI

Este formulário de inscrição é único para toda a nossa programação. Você tem a opção de se inscrever para todos os encontros ou somente para aqueles que lhe interessa, basta preencher o formulário de acordo com as suas preferências. Se quiser cancelar a inscrição em algum momento, pode solicitar por e-mail: cineafrica@mostradecinemasafricanos.com