agosto 19, 2020

Assista o documentário “Wax Print” grátis por uma semana!

by Ana Camila in Sem categoria

Documentário sobre os famosos tecidos africanos é exibido online pela Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Africa in Motion Film Festival e a Aya Films.

Quem de nós não ama os tecidos africanos? Mas quem de nós já se perguntou sobre a origem dessas impressões de cera e das lindas estampas usadas pelos africanos na África e em todo o mundo?

Surpresa ao saber de sua avó nigeriana que os tecidos ‘tradicionais’ africanos impressos em cera foram uma invenção colonial do Reino Unido e da Holanda, a cineasta e estilista britânica Aiwan Obinyan parte em uma jornada por quatro continentes para traçar os 200 anos de história deste icônico tecido que passou a representar visualmente a África e os africanos.

“Wax Print”, que em tradução literal é “impressão de cera”, apresenta um conteúdo muito interessante em torno de questões de identidade e africanidade a partir de perguntas que parecem simples, mas que guardam respostas inesperadamente complexas. Aiwan nos convida a ir com ela em países como Gana, Nigéria, Holanda e Reino Unido, nos fazendo acompanhar a história dos tecidos africanos a partir da sua própria história como uma africana residente na Europa.

A convite do Africa in Motion Film Festival e em parceria com a Aya Films, legendamos “Wax Print” e disponibilizamos o filme para o Brasil e dois dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola e Cabo Verde. O longa fica disponível entre os dias 20 e 27 de agosto de 2020, gratuitamente no site do Africa in Motion.

Assista aqui.