Jean-Marie Teno apresenta: curtas do projeto Patrimoines-Heritage
Para completar a sua educação, muitos africanos precisam aprender a aceitar-se novamente, a reconciliar-se com o seu passado e a recorrer às suas culturas para encarar o futuro com serenidade e enfrentar os desafios da globalização. Patrimoines-Heritage é um projeto para promover a formação em cinema documental e a educação popular com foco no patrimônio cultural. Composto por uma série documental de 24 episódios, acompanhada de publicações que servirão como material didático e material de imprensa, Patrimoines-Heritage oferece um quadro para a formação de cineastas e para a produção e distribuição de filmes sobre temas locais, sob a direção do documentarista camaronês Jean-Marie Teno. Seguindo reflexões iniciadas no final da década de 1960 pelos pioneiros do cinema africano, que viam o cinema não apenas como uma forma de entretenimento, mas ao mesmo tempo como uma forma de educação popular, o projeto Patrimoines-Heritage adota uma dupla lógica : associando entretenimento à educação a partir de narrativas locais.
Cinco destes curtas-metragens de jovens realizadores africanos resultados deste processo serão apresentados pelo diretor na sede do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, com reflexões sobre Cinema e Educação, além do compartilhar dos processos e a visão criativa de um dos maiores documentaristas do continente africano.
MINIBIO JEAN-MARIE TENO
Membro da Academia do Oscar desde 2017 na seção de documentários, o cineasta camaronês Jean Marie Teno construiu pacientemente nos últimos 35 anos uma impressionante obra cinematográfica através de sua consistência, compromisso e visão da sociedade camaronesa. Desde 1985, Teno produz e dirige filmes sobre a história colonial e pós-colonial da África. Os seus filmes destacam-se pela sua abordagem pessoal e original às questões de identidade, representação da África e da sua história. Seus filmes foram exibidos em vários festivais ao redor do mundo, ele foi membro do júri em vários festivais internacionais de cinema. Ele também lecionou em várias universidades americanas e tem sido regularmente convidado como artista residente.
08/07/22 (sex): 10h
Sede do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar
Universidade Estadual do Paraná
Rua Salvador Ferrante, 1651, Boqueirão.
Curitiba/PR
A edição curitibana da Mostra de Cinemas Africanos 2022 é uma realização da Cartografia Filmes e Ana Camila Comunicação e Cultura, com apoio da Aliança Francesa – Curitiba, Cine Passeio – Icac, Cineclube Atalante, Cinemateca de Curitiba, Mubi, Goethe-Institut e Embaixada França – Institut Français e conta com incentivo do Ebanx. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.