Painel “Vozes femininas nos cinemas africanos”
A programação da Mostra de Cinemas Africanos 2022 em São Paulo conta com um painel que reúne quatro profissionais de referência no mundo do audiovisual africano: Aïssa Maïga (França/Senegal), Ema Edosio (Nigéria), Babalwa Baartman e Jenna Bass (ambas da África do Sul). O encontro promove um espaço para reflexão sobre a atuação das mulheres nos cinemas africanos a partir da experiência particular de cada uma em seus contextos.
As jovens cineastas Ema Edosio e Jenna Bass, a produtora e roteirista Babalwa Baartman e a atriz, diretora e ativista franco-senegalesa Aïssa Maïga refletirão igualmente sobre os desafios que enfrentam ao fazer filmes na África. De países, indústrias e experiências pessoais únicas, elas falarão sobre o cinema como linguagem privilegiada na representação das realidades femininas, o papel a ser desempenhado pelas novas gerações e suas estratégias para atingir o público nacional e internacional.
O painel acontece no dia 08 de julho de 2022 às 15h no Sesc Av. Paulista. Com 100 lugares disponíveis, a entrada e participação são gratuitas. Toda a conversa terá tradução simultânea do inglês e francês para o português.
A Mostra de Cinemas Africanos 2022 tem realização do Sesc São Paulo, e idealização de Ana Camila Comunicação & Cultura, em parceria com a Cartografia Filmes, Spcine e Cinusp, e apoio cultural da Embaixada da França no Brasil, Cine France, Instituto Francês e Goethe-Institut.