
Encontros do Audiovisual Brasil-África reflete sobre coproduções e conexões possíveis entre os dois territórios

Masterclass com Mamadou Dia na Mostra de Cinemas Africanos em Salvador
Naija Focus: o novo cinema nigeriano em destaque na MCA 2025
Programação traz ao Brasil uma seleção inédita de filmes e encontros com realizadores do cinema contemporâneo da Nigéria.

Still do curta-metragem Fluid Lagos (2024)
Naija é o apelido carinhoso que as nigerianas e os nigerianos usam para falar do seu país. Muito mais do que uma forma encurtada de dizer “Nigéria”, a palavra carrega orgulho, pertencimento e identidades complexas em movimento. Um modo de ser nigeriano marcado pela criatividade, pela afirmação estética e pela força de imaginação coletiva. Está nas linguagens artísticas, nas gírias dos espaços urbanos do cotidiano, nas imagens que desconstroem o óbvio e desafiam estereótipos.
Esse espírito atravessa os filmes do foco especial da Mostra de Cinemas Africanos em 2025, dedicado ao cinema contemporâneo da Nigéria. A seleção inédita no Brasil — com cinco longas e seis curtas — revela uma nova geração de cineastas que exploram diferentes narrativas que combinam crítica social com liberdade estética.
Realizados entre 2023 e 2025, todos os filmes selecionados tiveram estreias internacionais em festivais de prestígio como Locarno, Toronto, Tribeca e Film Africa London — um reflexo da visibilidade crescente do cinema nigeriano em espaços de consagração global. Agora, pela primeira vez, essas obras chegam ao público brasileiro através da Mostra, que também traz quatro realizadores nigerianos ao Brasil: os cineastas Ema Edosio e Abba Makama, e as produtoras Chioma Onyenwe e Blessing Uzzi.

Da esquerda para a direita: Ema Edosio (diretora de When Nigeira Happens), Abba Makama (diretor de The Kids Are Ok), Chioma Onyenwe (produtora de The Legend of the Vagabond Queen of Lagos) e Blessing Uzzi (produtora de Freedom Way).
Os curtas-metragens foram selecionados em parceria com o S16 Film Festival, evento que acontece anualmente em Lagos com foco nas novas vozes, linguagens e propostas autorais que renovam a paisagem do cinema nigeriano e africano. A colaboração com o S16 é fruto da participação da diretora da Mostra, Ana Camila Esteves, na edição de 2024 do festival, viabilizada pelo edital de mobilidade Salvador Circula, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, com recursos da Lei Aldir Blanc.
Naija Focus é um convite para um encontro inédito do cinema nigeriano contemporâneo no Brasil. As obras selecionadas atravessam o Atlântico para mostrar — e conversar sobre — uma Nigéria que mistura denúncia crua com poesia e deixa o afeto atravessar o terror. Diretores, produtoras e coletivos estarão na Mostra para debates, oficinas e troca direta com o público. O momento não poderia ser mais simbólico: em 24 de junho de 2025, Brasil e Nigéria firmaram seu primeiro acordo de coprodução audiovisual, abrindo caminhos concretos para histórias contadas nesses encontros.
Confira os filmes que fazem parte do Naija Focus da Mostra de Cinemas Africanos 2025:
Longas-metragens:

Longas-metragens:
O FARDO DA NIGÉRIA | When Nigeria Happens
Dir. Ema Edosio-Deelen, 2025 – Estreia mundial: Festival de Locarno 2025
Seis jovens dançarinos tentam sobreviver em Lagos enquanto se preparam para uma competição que pode transformar suas vidas. Um filme sobre esperança, arte e amizade em meio ao caos urbano. Com forte carga emocional e estilo visual sensível, marca o retorno de Ema Edosio ao cinema de ficção com uma estética profundamente autoral.
ESTRADA DA LIBERDADE | Freedom Way
Dir. Afolabi Olalekan, 2024 – Estreia mundial: Toronto International Film Festival 2024
Inspirado em histórias reais, o filme acompanha dois amigos vítimas da brutalidade policial na Nigéria contemporânea. Um thriller social que expõe as tensões entre juventude, Estado e sobrevivência nas grandes cidades, com ritmo intenso e crítica contundente ao abuso de poder.
O FIM DE SEMANA | The Weekend
Dir. Daniel Oriahi, 2024 – Estreia mundial: Tribeca Film Festival 2024
Em sua estreia no gênero horror, Daniel Oriahi constrói um thriller psicológico sobre uma jovem mulher que visita a família do noivo e descobre segredos sombrios que colocam sua vida em risco. Com atmosfera inquietante e alta qualidade técnica, o filme explora a tensão entre tradição e individualidade.
OS MENINOS ESTÃO BEM | The Kids Are OK
Dir. Abba Makama, 2024 – Estreia mundial: Film Africa London 2024
Documentário que mergulha na vibrante cena alternativa (“Alte”) de Lagos, explorando a cultura jovem urbana por meio do skate, da música, da moda e da arte. Um retrato exuberante da criatividade e da ousadia de uma geração que se reinventa nas margens da cultura dominante.
A LENDA DA RAINHA ERRANTE DE LAGOS | The Legend of the Vagabond Queen of Lagos
Dir. The Agbajowo Collective, 2024 – Estreia mundial: Toronto International Film Festival 2024
Em um Lagos distópico, uma mulher expulsa de sua casa se transforma em uma figura mítica de resistência. Mesclando realismo mágico, crítica social e narrativas comunitárias, o filme reinventa a linguagem do cineativismo com potência visual e estrutura coletiva de produção.
Curtas-metragens (Seleção S16 Film Festival):

A ESPOSA DE DEUS | God’s Wife – Dir. Dika Ofoma, 2024
Uma jovem religiosa enfrenta um dilema ético e existencial ao ser “escolhida” como esposa de Deus em sua comunidade.
DEUS TE ACOMPANHE | Journey Mercies – Dir. Tomisin Adepeju, 2023
Filmado com estética VHS, retrata o desejo profundo de pertencimento de um imigrante nigeriano em Londres.
PARTINDO DE IKORODU EM 1999 | Leaving Ikorodu in 1991 – Dir. Rashida Seriki, 2024
Um ensaio cinematográfico íntimo sobre memória, pertencimento e a infância da diretora na cidade de Ikorodu.
FLUID LAGOS | Fluid Lagos – Dir. The Fluid Lagos Collective, 2024
Colagem experimental que articula imagem, som e performance para retratar os fluxos de gênero e corpo na cidade de Lagos.
TUDO DURA E NADA TERMINA | Everything Lasts and Nothing Ends – Dir. Nosazemen Agbontaen e Rete Poki, 2024
Uma ficção de tons poéticos sobre tempo, juventude e perda, construída a partir de fragmentos sensoriais e memória afetiva.
ENYO (REFLEXO) | Enyo (Reflection) – Dir. Nneoha Ann Aligwe, 2024
Um casal em crise faz uma viagem para reacender o amor, mas um encontro inesperado os obriga a encarar as verdades ocultas do relacionamento.
ECOS DO CORAÇÃO | Echoes of the Heart – Dir. Arnaud Rwasangago, 2024
Criado em um momento de desafios pessoais, o filme nasceu do encontro com uma idosa solitária que, apesar de tudo, ainda nutria esperança — e usa o minimalismo para transmitir essa sensível mensagem.
Os filmes irão circular pela programação da Mostra de Cinemas Africanos 2025 no Rio de Janeiro, Salvador, Cachoeira e São Paulo. Confira a programação de cada cidade.



