Mostra de Cinemas Africanos promove encontro inédito no Brasil entre profissionais do audiovisual africano e brasileiro
Os Encontros do Audiovisual Brasil-África acontecem em setembro em Salvador e reúnem profissionais do Brasil e de onze países africanos.
Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2024, a Mostra de Cinemas Africanos promove a primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro. O evento reúne mais de 50 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e busca criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios. Confira aqui a programação completa do evento e inscreva-se aqui.
A programação acontece em torno de quatro pilares: Pesquisa, Produção, Difusão e Formação. Especialistas do Brasil e da África irão compartilhar conhecimentos e fomentar novos projetos de coprodução, visando que o cinema africano e brasileiro ganhem ainda mais força e alcance. Serão quatro dias de atividades intensas que incluem mesas-redondas, apresentações de profissionais do cinema e um think tank dedicado a discutir a construção de uma cooperação sustentável entre Brasil e África na indústria criativa, com ênfase no cinema.
Entre os participantes, estão produtores executivos, diretores de laboratórios de formação e profissionais que trabalham para formar a próxima geração de cineastas africanos e brasileiros, além de representantes de festivais e mercados de cinema. O público poderá se inscrever para participar gratuitamente, atendendo à quantidade de vagas de cada atividade.
Para Romeo Umulisa, coordenador da programação África dos Encontros, as expectativas para o evento são altas. Produtor ruandês e atuante em Ruanda e na Alemanha, Umulisa afirma que “essa colaboração tem o potencial de enriquecer a narrativa cinematográfica e fortalecer os laços culturais entre Brasil e África, promovendo uma compreensão e valorização mais profundas do nosso patrimônio compartilhado”.
Os convidados africanos vêm de diversas regiões do continente, totalizando 11 países: África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Marrocos, Nigéria, Quênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal e Uganda. Do lado do Brasil, organizações como Projeto Paradiso, Matapi, Apan, NordesteLab e Sesc São Paulo estarão representadas na programação, coordenada por Rafael Sampaio (BrLab) e Júlia Alves (Quarta-Feira Filmes).
O projeto Encontros do Audiovisual Brasil-África foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.