Mostra de Cinemas Africanos abre inscrições gratuitas para atividades paralelas em Salvador
Programação inclui laboratório crítico, minicurso sobre Amílcar Cabral e Encontros do Audiovisual Brasil-África
A Mostra de Cinemas Africanos, que acontece em Salvador (BA), de 18 a 25 de setembro, está com inscrições abertas e gratuitas para sua programação paralela. As atividades incluem o Laboratório Crítico, conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho; o Minicurso Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas, facilitado pela pesquisadora, doutora em Comunicação, Cultura e Artes Jusciele Oliveira; e o inédito Encontros do Audiovisual Brasil-África, que vai reunir mais de 50 profissionais dos dois lados do Atlântico Sul. As inscrições vão até dia 06 de setembro com vagas limitadas. A programação completa pode ser acessada aqui e o inscrições estão disponíveis aqui.
Laboratório Crítico
Conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho, a atividade contará com aulas teóricas e exercícios práticos com foco na reflexão sobre filmes produzidos no continente africano e em contextos afro-diaspóricos. O laboratório acontece em cinco encontros, nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. São 15 vagas disponíveis. Inscrições aqui.
As aulas contarão com apresentação teórica e expositiva, exibição de curtas-metragens e trechos de filmes, sempre com incentivo para trocas e debates. Os participantes também serão preparados para uma experiência imersiva no festival, produzindo conteúdo crítico sobre as obras exibidas na programação. “Vamos propor um exercício de escrita e de cobertura do festival, no momento em que o evento e todas as discussões que ele engloba estão em curso”, destaca Rafael. As críticas serão publicadas na Revista Crítica de Cinemas Africanos, site vinculado à Mostra.
Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral
O curso “Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas”, ministrado por Jusciele Oliveira, acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. O curso oferece uma análise aprofundada das representações cinematográficas de Amílcar Cabral (1924-1973) , líder revolucionário dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Baseado nas experiências e trocas de Jusciele Oliveira durante sua participação nas comemorações do centenário de Cabral em Cabo Verde e Guiné-Bissau, o curso explora como a figura de Cabral foi retratada e interpretada em filmes africanos e como essas representações contribuem para a compreensão da história e do contexto político do continente africano. São 50 vagas disponíveis. Inscrições aqui.
Encontros do Audiovisual Brasil-África
A primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro, acontece de 19 a 22 de setembro, no Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação). O evento reúne mais de 50 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e busca criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios.
A programação acontece em torno de quatro pilares: Pesquisa, Produção, Difusão e Formação. Especialistas do Brasil e da África irão compartilhar conhecimentos e fomentar novos projetos de coprodução, visando que o cinema africano e brasileiro ganhem ainda mais força e alcance. Serão quatro dias de atividades intensas que incluem mesas-redondas, apresentações de profissionais do cinema e um fórum dedicado a discutir a construção de uma cooperação sustentável entre Brasil e África na indústria criativa, com ênfase no cinema.
A atividade é voltada especialmente para profissionais do cinema e audiovisual. A participação é gratuita e limitada ao número de vagas de cada atividade. Consulte a programação completa. Inscrições aqui.
A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
O projeto Encontros do Audiovisual Brasil-África foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
Laboratório Crítico
Facilitador: Rafael Carvalho
17, 18, 19, 24 e 25 de setembro
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia:
Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA
15 vagas
Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas
Facilitadora: Jusciele Oliveira
24 e 25 de setembro
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia
Rua da Graça, 284 – Graça. Salvador (BA)
50 vagas
Encontros do Audiovisual Brasil-África
19 a 22 setembro 2024
Local: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação)
Acompanhe em:
Instagram: @mostradecinemasafricanos
X: /mcafricanos
Facebook: /mostradecinemasafricanos
Site: www.mostradecinemasafricanos.com
Youtube: /@cineafrica
Linkedin: /mostradecinemasafricanos