mcamcamca-logo-menormca-logo-menor
  • HOME
  • SOBRE
  • 2024
    • São Paulo 2024
    • Salvador 2024
    • Encontros do Audiovisual Brasil-África
      • Programação
      • Convidados ÁFRICA
      • Convidados BRASIL
    • INSCRIÇÕES 2024
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • PUBLICAÇÕES
  • NOTÍCIAS
  • EN
  • PT
✕
setembro 13, 2024

Minicurso reflete sobre memórias e traumas da violência colonial a partir do cinema africano

Atividade é facilitada por Emi Koide, que também compõe a curadoria da programação de filmes “Direito à arte, à terra e ao luto” durante Mostra de Cinemas Africanos 2024.

A Mostra de Cinemas Africanos realiza o minicurso “Restituir imagens, histórias – memórias e cinemas”, facilitado pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Emi Koide. A atividade acontece dia 21 de setembro, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia e oferece uma reflexão profunda sobre as relações entre cinema africano, memória, histórias coloniais e de resistência. 

O curso surge a partir da curadoria da programação especial “Direito à arte, à terra e ao luto”, que integra uma seleção de filmes apresentados na Mostra de Cinemas Africanos 2024. Com curadoria de Ana Camila Esteves, Gabriela Almeida e Emi Koide, esta sessão exibe curtas e longas documentais que tematizam, de diferentes formas, o trauma e o luto da violência colonial e o direito à restituição de objetos, obras de arte e restos mortais.

Durante o curso, Emi Koide propõe uma discussão que passa pela descolonização dos museus e a restituição de bens culturais, ressaltando a devolução dessas obras às suas comunidades de origem como uma forma de emancipação cultural.

“Desde os anos de luta pela independência africana dos anos 1950, são múltiplas as demandas de restituição de bens culturais os mais diversos, bem como de restos mortais humanos – como vemos no filme A Sepultura Vazia (2024) de Agnes Lisa Wegner e Cece Mlay – por grupos e nações africanas aos museus euro-americanos. Inúmeros objetos, mas também imagens, sons, imagens em movimento foram saqueados e apropriados para constituírem coleções de museus. Propomos refletir sobre memórias, traumas entrecruzados com a colonialidade imperial que marcam essas histórias”.

A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço:

Minicurso “Restituir imagens, histórias – memórias e cinemas”

Facilitadora: Emi Koide

Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia

Data: 21 de setembro, das 10h às 12h30; e das 14h às 16h30 (carga horária total de 5h)

Vagas: 50

Inscrições gratuitas aqui.

Sobre Emi Koide

Emi Koide é professora adjunta do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisadora associada do programa Arts of Africa and Global Souths da Rhodes University (África do Sul). Coordena o grupo de pesquisa e extensão Áfricas nas Artes, na UFRB. Dedica-se à pesquisa e ao estudo na área de Artes e Comunicação, com ênfase em história da arte, arte contemporânea, cinema expandido, artes do vídeo, fotografia e estudos decoloniais.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: Direito à arte, à terra e ao luto

Curadoria: Ana Camila Esteves, Gabriela Almeida e Emi Koide

Uma seleção de filmes que tratam de exploração colonial, racismo e epistemicídio integram um programa especial na Mostra de Cinemas Africanos 2024. Com curadoria de Ana Camila Esteves, Gabriela Almeida e Emi Koide, esta sessão exibe curtas e longas documentais que tematizam, de diferentes formas, o trauma e o luto da violência colonial e o direito à restituição de objetos, obras de arte e restos mortais.

Compartilhe

Posts relacionados

novembro 9, 2024

Encontros do Audiovisual Brasil-África reflete sobre coproduções e conexões possíveis entre os dois territórios


Leia mais
novembro 9, 2024

As memórias do apartheid na África do Sul e a luta por liberdade retratadas no filme “Banido”


Leia mais
novembro 9, 2024

A Nigéria, sua história e pluralidades: a narrativa política do filme “Uma Segunda-Feira Tranquila” (2023)


Leia mais

Mostra de Cinemas Africanos (Brazil African Film Festival)
info@mostradecinemasafricanos.com

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Resolvido pela T2