Masterclass: Produção independente no novo cinema nigeriano, com Ema Edosio (Nigéria)
A Mostra de Cinemas Africanos 2022 em São Paulo promove uma masterclass com a cineasta nigeriana Ema Edosio, diretora de “Kasala!” (2018) e “Otiti”, seu novo filme que estreia mundialmente no festival. O evento acontece dia 07 de julho, às 15h, no auditório do Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros), e contará com tradução simultânea do inglês para o português.
Ema Edosio ficou conhecida no circuito internacional de cinema com seu primeiro longa-metragem Kasala!, filmado em Lagos com uma equipe pequena e autofinanciada da qual foi realizadora, montadora e diretora de fotografia. Em sintonia com diretores independentes nigerianos como CJ Obasi, Abba Makama ou Chika Anadu, seus filmes escapam da indústria de Nollywood, integrando-se no movimento “Naija New Wave” devido ao seu método de produção, sua rejeição a gêneros estabelecidos e seu uso de um elenco principalmente não profissional. Kasala!, uma história juvenil de camaradagem em ritmo frenético pelas ruas de Lagos, encantou, pela sua originalidade, festivais internacionais em todo o mundo.
Com seu estilo dinâmico por trás da câmera, edição rápida e grande senso de humor físico e verbal (filmado em inglês pidgin carregado de reviravoltas linguísticas), Edosio nos oferece em seu primeiro longa um retrato autêntico das entranhas de Lagos. Com vários projetos em mãos, acaba de terminar Otiti, que estreia no Brasil na programação da Mostra de Cinemas Africanos, um filme mais intimista e de baixo orçamento, no qual Edosio aprofunda o peso do legado familiar e as expectativas sociais impostas a uma jovem empresária em Lagos.
Com o apoio do Goethe-Institut São Paulo, Ema Edosio vem ao Brasil para apresentar seu novo filme e oferecer a masterclass “Produção independente no novo cinema nigeriano” como oportunidade de trocar experiências com jovens realizadores do audiovisual independente brasileiro. Com sua grande experiência no “faça você mesmo” e nos meandros da difusão de filmes em festivais e outros veículos de distribuição, Ema oferece neste encontro um diálogo aberto para futuros projetos e colaborações com o Brasil.
SERVIÇO
Masterclass: Produção independente no novo cinema nigeriano – com Ema Edosio (Nigéria)
Dia 07 de julho de 2022 (quinta-feira), às 14h
Auditório do Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros)
Evento gratuito com tradução simultânea inglês/português
Apoio cultural: Goethe-Institut São Paulo
A Mostra de Cinemas Africanos 2022 tem realização do Sesc São Paulo, e idealização de Ana Camila Comunicação & Cultura, em parceria com a Cartografia Filmes, Spcine e Cinusp, e apoio cultural da Embaixada da França no Brasil, Cine France, Instituto Francês e Goethe-Institut.