.

ENCONTROS DO AUDIOVISUAL BRASIL-ÁFRICA

Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2024, a Mostra de Cinemas Africanos promove a primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro. O evento reúne mais de 50 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e busca criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios.

Confira aqui a lista de convidados e a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 de setembro (quinta-feira)

8h30 – 9h | Recepção convidados
9h – 9h30 | Abertura dos Encontros

Com Ana Camila Esteves (Mostra de Cinemas Africanos), Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia), Daiane Silva (diretora da DIMAS), Julia Alves (Quarta-Feira Filmes), Rafael Sampaio (BrLab), Romeo Umulisa (Creative Africa Lab) e Sara Prado (diretora da FUNCEB).

*** Tradução simultânea PT-EN

9h30 – 11h | Mesa de abertura: Panorama do fomento ao audiovisual no Brasil e perspectivas de cooperação internacional

Esta mesa redonda oferece uma visão abrangente sobre o cenário atual do financiamento ao audiovisual no Brasil, abordando as principais iniciativas e desafios enfrentados pelos profissionais do setor. Com a intenção de contextualizar o campo do audiovisual brasileiro para os parceiros africanos, instituições como Ancine (MinC), Spcine (Prefeitura Municipal de São Paulo), Dimas (Governo da Bahia) e Salcine (Prefeitura Municipal de Salvador) apresentam suas respectivas iniciativas para o mercado nacional. O foco são as perspectivas de cooperação internacional e como o Brasil pode fortalecer suas parcerias globais no setor audiovisual, especialmente com o continente africano.

Convidados: Barbara Trugillo (Spcine, Prefeitura Municipal de São Paulo), Daiane Silva (Dimas, Governo da Bahia), Milene Anjos (Salcine, Prefeitura Municipal de Salvador), Paulo Alcoforado (Ancine | online)

Moderação: Rafael Sampaio (BrLab) e Julia Alves (Quarta-Feira Filmes)

*** Tradução simultânea PT-EN 

11h30 – 13h30 | Organizações profissionais no Brasil e na África e seus papéis no desenvolvimento da indústria de cinema

Esta mesa redonda examina o papel fundamental das organizações profissionais no Brasil e na África no desenvolvimento da indústria cinematográfica. Contando com a participação de instituições brasileiras e africanas que, há anos, têm desempenhado um papel vital na promoção e fortalecimento do cinema em suas respectivas regiões, a discussão focará nas estratégias e colaborações que impulsionam a indústria cinematográfica em ambos os continentes. Além disso, abordará como Brasil e África podem trabalhar juntos para expandir parcerias Sul-Sul e potencializar a cooperação mútua no setor.

Convidados: Elias Ribeiro (Realness Institute), Keyti Souza (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro APAN – Brasil), Mohamed Saïd Ouma (Documentary Africa DocA – Quênia), Rachel do Valle (Projeto Paradiso – Brasil), Tiny Mungwe (STEPS – África do Sul), Zsuzsi Bánkuti e Sarah Schiesser (Locarno Open Doors | online). 

Moderação: Bárbara Cunha e Eduardo Lurnel (Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro API – Brasil)

*** Tradução simultânea PT-EN

15h – 17h | Coproduções Brasil-África no cinema: uma parceria em expansão

Esta mesa redonda discute o crescente cenário das coproduções cinematográficas entre Brasil e África. Contando com a presença de produtoras brasileiras e africanas que estão atualmente envolvidas em projetos de coprodução entre os dois territórios, o evento abordará as experiências, desafios e oportunidades dessas parcerias. A discussão também enfatizará o incentivo a novas colaborações e estratégias para fortalecer e expandir essas parcerias no futuro próximo.

Convidados: Caio J. Bonfim (DreamCoat Films), Elias Ribeiro (Urucu Media), Emerson Dindo (Portátil), Julia Alves (Quarta-Feira Filmes), Keyti Souza (Tem Dendê Produções), Luciana Ceccatto Farah (Mucii Pictures), Yanis Gaye (Yetu)

Mediação: Tiny Mungwe (STEPS)

*** Tradução simultânea PT-EN

Dia 20 de setembro (sexta-feira)

8h30 – 9h | Recepção convidados
9h – 11h | Panorama da pesquisa em cinemas africanos no Brasil e perspectivas contemporâneas

As universidades baianas têm se destacado como importantes centros de incentivo, divulgação e desenvolvimento de pesquisas sobre cinematografias não hegemônicas, com especial atenção para os cinemas africanos. Esta mesa redonda tem como objetivo apresentar e discutir as pesquisas sobre cinemas africanos realizadas no Brasil, mapeando os contextos de elaboração e divulgação desses estudos. O evento buscará debater e identificar os principais temas, filmes, cineastas e perspectivas contemporâneas abordadas nas investigações, destacando a relevância dessas pesquisas em um cenário onde a maioria dos estudos acadêmicos é produzida e disseminada na Europa e nos EUA, frequentemente em inglês e francês.

Convidados: Ana Camila Esteves (UFF), Evelyn Sacramento (UFBA), Jusciele Oliveira (UFBA), Letícia Santinon (UFRB), Marcelo Esteves (PUC-Rio), Morgana Gama (UFBA), Thaís Vieira (UFBA | online)

Moderação: Marcelo Ribeiro (UFBA)

*** Tradução simultânea PT-EN

11h30 – 13h30 | Panorama dos film markets no Brasil e na África

Esta mesa redonda apresenta um panorama abrangente dos principais mercados de cinema no Brasil e na África. Com a presença dos mais relevantes film markets de ambos os territórios, o evento tem como objetivo estimular o diálogo e a colaboração contínua entre essas plataformas, ampliando as oportunidades para os profissionais do audiovisual de ambos os lados do Atlântico Sul. A discussão abordará estratégias, desafios e tendências atuais nos mercados cinematográficos, e como é possível fortalecer as conexões entre o Brasil e a África.

Convidados: Carlos Barbosa e Karla Martins (Matapi – Mercado Audiovisual do Norte), Daiane Rosário (MercaMIMB | online), Hédi Zardi e Camille Hébert-Benazet (Ateliers Atlas, Marrocos | online), Ilda Santiago (Rio Market, Brasil) e Magdalene Reddy (Durban FilmMart, África do Sul).

Moderação: Ceci Alves (¡Candela! Produções) e Pedro Caribé (Cinema de Terreiro)

*** Tradução simultânea PT-EN-FR

15h – 17h | Programas de formação no Brasil e na África: aproximações e cooperações possíveis (dia 01)

Convidados: Eugénie Michel-Villette (Alaka Film Lab, Camarões), Katya Aragão (São Tomé Film Lab, São Tomé e Príncipe), Khalid Shamis e Lucinda Van de Rheede (Rough Cut Lab Africa, África do Sul), Rafael Sampaio (BrLab, Brasil), Samuel Tebandeke (Great Lakes Creative Producers, Uganda) e Viviane Ferreira (Instituto Audiovisual Mulheres de Odun, Brasil).

Mediação: Julia Alves (Quarta-Feira Filmes) e Romeo Umulisa (Creative Africa Lab)

*** Tradução simultânea PT-EN-FR

Dia 21 de setembro (sábado)

8h30 – 9h | Recepção convidados
9h – 11h | Circulação de filmes africanos no Brasil: salas comerciais, streaming e espaços alternativos de exibição

Este painel explora formas alternativas de circulação de filmes africanos no Brasil, desafiando a noção de que a distribuição comercial em salas de cinema é a única solução viável. O evento conta com a participação de representantes de importantes instituições brasileiras que têm desempenhado um papel central na exibição de filmes africanos em plataformas de streaming, universidades e centros culturais, entre outros espaços. A discussão se concentrará em estratégias inovadoras para ampliar a presença dos filmes africanos no Brasil e em como esses modelos alternativos podem oferecer novas oportunidades de acesso e visibilidade para o cinema africano.

Convidados: Luan Filippo (Imovision), Paula Gomes (Olhar Distribuição), Letícia Santinon (Cajuína Audiovisual), Cecília de Nichile (Sesc São Paulo), Thomas Sparfel (Cinemateca Francesa), Letícia Friedrich (Vitrine Filmes), Bárbara Trugillo (Spcine)

Mediação: Marina Tarabay (Fistaile – Desenho de Audiência, Distribuição e Curadoria)

*** Tradução simultânea PT-EN-FR

11h30 – 13h30 | Festivais como espaço qualificado de difusão e consagração de filmes africanos – aproximações entre Brasil, Europa e África

Esta mesa redonda examina o papel dos festivais de cinema como plataformas essenciais para a difusão, exposição e consagração de filmes africanos, com ênfase na curadoria dessas obras em festivais brasileiros, europeus e africanos. Representantes do Festival do Rio e do Festival Olhar de Cinema, reconhecidos por sua destacada programação de títulos africanos no Brasil, compartilharão suas experiências na ampliação da visibilidade e do alcance desses filmes no país. O painel também contará com a participação dos festivais africanos e europeus que discutirão possibilidades para fortalecer parcerias entre festivais que destacam filmes africanos em sua programação.

Convidados: Andrea Voges (Durban International Film Festival, África do Sul), Antônio Gonçalves (Festival Olhar de Cinema, Brasil), Ilda Santiago (Festival do Rio, Brasil), Sam Genet (Festival cinémas d'Afrique Lausanne, Suíça), Yanis Gaye (Gorée Cinema, Senegal).

Moderação: Ana Camila Esteves (Mostra de Cinemas Africanos)

*** Tradução simultânea PT-EN

15h – 17h | Programas de formação no Brasil e na África: aproximações e cooperações possíveis (dia 02)

Convidados: Emerson Dindo (DiALAB), Fibby Kioria e Luciana Ceccatto Farah (Mucii Pictures), Gabriel Pires (NordesteLAB), Ibee Ndaw (Centre Yennenga), Romeo Umulisa (Creative Africa Lab), Sam Genet (Grand-Bassam Project).

Mediação: Julia Alves (Quarta-Feira Filmes) e Rafael Sampaio (BrLab)

*** Tradução simultânea PT-EN-FR

Dia 22 de setembro (domingo)

10h – 13h | Grupos de trabalho

→ Formação de público

→ Desenvolvimento de roteiros e projetos

→ Produção

→ Pós-produção

→ Marketing e distribuição

EQUIPE DOS ENCONTROS DO AUDIOVISUAL BRASIL-ÁFRICA

Ana Camila Esteves

Coordenação geral


Diretora da Mostra de Cinemas Africanos

Romeo Umulisa

Coordenação África


Diretor do Creative Africa Lab

Rafael Sampaio

Coordenação Brasil


Diretor do BrLab

Júlia Alves

Coordenação Brasil


Sócia da QUARTA-FEIRA FILMES

Local: Cineteatro 2 de Julho

Cineteatro 2 de Julho – IRDEB 

R. Pedro Gama, 413 E, Federação – Salvador – BA
Ponto de referência: IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.