ONLINE | Minicurso “Olhares femininos nos cinemas africanos”
A Mostra de Cinemas Africanos 2022, em parceria com o Sesc São Paulo, oferece o minicurso “Olhares femininos nos cinemas africanos”, ministrado pelas professoras Jusciele Oliveira e Morgana Gama. A atividade acontece em formato online com 50 vagas gratuitas para todo o Brasil, nos dias 11 e 12 de julho 2022, de 19h a 22h, na Plataforma Microsoft Teams. As inscrições acontecem em breve no link: http://inscricoes.sescsp.org.br/
Mais do que serem vistas ou ouvidas, as mulheres africanas também têm muito a mostrar através de seus olhares. Se a presença feminina é um desafio para os estudos teóricos de cinema, de um modo geral, no contexto dos cinemas africanos não é diferente. Apesar da existência de realizadoras nos mais diferentes períodos da História, as suas produções nem sempre tiveram o devido reconhecimento à época em que foram realizadas, ocasionando uma grande lacuna na historiografia desses cinemas.
Diante desse cenário, este minicurso tem a proposta de apresentar os filmes feitos por essas mulheres, em um processo de retomada da relevância de suas obras no contexto de produção, com a finalidade de ampliar o panorama de estudos em cinemas africanos. Um panorama que permite avaliar como os filmes dessas realizadoras contribuem para a desconstrução de estereótipos sobre a presença da mulher no continente africano ao tempo em que oferecem novos agenciamentos acerca da própria história do continente uma vez que os acontecimentos são mostrados sob olhares femininos.
Começando com a abordagem de cineastas pioneiras, atuantes desde os anos 1970, o minicurso pretende abordar a filmografia, de cineastas atuantes tanto no contexto de países da África Subsaariana, como Safi Faye (Senegal) e Sarah Maldoror (Angola), quanto de países da África do Norte, como Assia Djebar (Argélia), Selma Baccar (Tunísia) e Atteyat Al-Abnoudy (Egito). A partir dessas pioneiras, a proposta é oferecer uma abordagem ampla e multifacetada dos cinemas africanos produzidos por mulheres e, com base nessa retrospectiva, observar como esses olhares femininos se configuram nas novas gerações de cineastas.
Objetivos:
– Apresentar um panorama das realizadoras pioneiras dos cinemas de África e suas diásporas contextualizado historicamente e teoricamente suas produções;
– Discutir como os filmes realizados por cineastas mulheres se articulam ao contexto de produção tensionando e reformulando convenções cinematográficas.
Metodologia:
O curso será dividido em dois encontros de três horas. As aulas serão expositivas e acompanhadas da exibição de trechos de filmes, pertinentes às discussões apresentadas.
Jusciele Oliveira
Possui graduação em Letras Vernáculas, Especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Docência do Ensino Superior (2010). É Mestre em Literatura e Cultura pela UFBA (2013) e Doutora em Comunicação, Cultura e Artes pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, em Portugal (2018). Coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos – abordagens críticas (Sesc São Paulo) com Ana Camila Esteves em 2020. Atualmente, é investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC/Ualg- Portugal) e pesquisadora do Laboratório de Análise Fílmica, da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba).
Morgana Gama
Morgana Gama é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA) com estágio doutoral na Universidade da Beira Interior/Portugal. Realizou mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA, 2014) e graduação nos cursos de Comunicação Social/Relações Públicas (Universidade do Estado da Bahia, 2008) e Produção Cultural (Facom/UFBA, 2009). É membro do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica (LAF/UFBA), atuando como colaboradora do projeto de extensão com foco em documentário, Cineclube Nanook, e pesquisadora da relação entre narrativas cinematográficas e cultura oral em cinemas de África e suas diásporas.