.
Rua do Saara, 143
143 Rue du Désert
Argélia | 2019 | 100 min | Documentário | LIVRE
Direção: Hassen Ferhani
Roteiro: Hassen Ferhani
Fotografia: Hassen Ferhani
Sinopse
No meio do deserto do Saara, um reino particular é governado por uma rainha misteriosa e solitária. Embora desconfiada e cautelosa, Malika sempre recebe de braços abertos os viajantes que decidem parar em seu castelo transformado em cafeteria em busca de algo para beber, comer ou mesmo um conselho. Enquanto o mundo exterior continua a passar, emoldurado pelas margens de sua janela e porta, Malika parece viver fora do tempo sentada em seu trono com seu fiel companheiro felino. Mas seu reino pode estar em perigo agora que a modernidade está se aproximando, representada pela construção de um novo posto de gasolina e restaurante ao lado de seu castelo.
Neste documentário observacional argelino-franco-catariano, o diretor argelino Hassen Ferhani pinta um retrato belo e íntimo com seu olho paciente das interações entre Malika e seus visitantes. O trabalho perspicaz de Ferhani foi recompensado com prêmios de prestígio como Melhor Diretor Emergente no Festival Internacional de Cinema de Locarno e Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional de Documentário de Montreal e no Festival de Cinema de Torino, entre muitos outros.
Sobre o diretor
Hassen Ferhani nasceu em Argel em 1986. De 2003 a 2008, ele co-organizou o cineclube da associação Chrysalide em Argel. Em 2006, dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem de ficção Les Baies d’Alger, selecionado em competição oficial de diversos festivais internacionais. Em 2008, participou do treinamento de verão FEMIS e dirigiu o curta documentário Le vol du 140, e em 2010 co-dirigiu o documentário Afric Hotel. Tarzan, Don Quichotte et nous, apresentado no Visions du Réel e FID Marseille, bem como em vários festivais internacionais. Roundabout in my head, seu primeiro documentário em longa-metragem, foi lançado em fevereiro de 2016.