O Portão de Ceuta
Bab Septa. França | 2019 | 19 min | Documentário
Direção: Randa Maroufi

Sinopse
Nesta mise-en-scène original, a diretora Randa Maroufi retrata o Portão de Ceuta, um enclave espanhol em solo marroquino, onde dia após dia produtos manufaturados são traficados para serem vendidos a preços promocionais no norte de Marrocos. Neste curta-metragem cartográfico, enquanto a câmera se move em panorama, os sons dos lugares que ela enquadra e algumas vozes de seus protagonistas tomam conta da cena. É assim que a diretora descreve um micromundo dinâmico e às vezes caótico, e as interações cotidianas entre seus integrantes.
Depois de ter sido exibido mundialmente no Concurso Internacional do Festival de Cinema de Marselha, este curta-metragem fez parte das seleções oficiais de festivais de prestígio como o Festival de Cinema de Rotterdam, o Festival de Curtas de Glasgow, entre muitos outros.
Sobre a diretora

Nascida em 1987, Marrocos e graduada em Belas Artes pelas Universidades de Tetuão (Marrocos) e Angers (França) e pela Le Fresnoy (França), Randa Maroufi faz parte desta geração que cresceu em uma era dominada por imagens. Ela as coleta tanto com avidez quanto com suspeita, e questiona incessantemente sua veracidade. Prefere pôr suas ficções ambíguas a serviço da realidade, e o campo da sua experimentação abrange a ocupação do espaço público e das questões de gênero, das quais ela destaca seus mecanismos fundantes. Atualmente, ela mora e trabalha em Paris, França.