.
Nossa Terra, Nossa Liberdade
Our Land, Our Freedom
Quênia, Portugal, EUA | 2023 | 99 min | Documentário
Direção: Meena Nanji e Zippy Kimundu
Roteiro: Meena Nanji e Zippy Kimundu
Fotografia: Andrew (Dru) Mungai, Steve Ruiyi

Sinopse
O filme conta a história de duas mulheres quenianas extraordinárias, mãe e filha, Mukami e Wanjugu, que compartilham a missão de investigar as atrocidades cometidas pelo governo colonial britânico contra o Quênia e seu povo. Mukami já não tem mais forças para continuar procurando pelos restos mortais de seu esposo, o icônico líder do movimento de independência queniano nos anos 1950, Dedan Kimathi, assassinado por enforcamento pelos britânicos. Sua filha, Wanjugu, assume a missão determinada a cumprir os últimos desejos da mãe.
Sobre as diretoras

Meena Nanji é uma cineasta premiada que produz, escreve e dirige documentários independentes, vídeos experimentais e curtas-metragens que foram exibidos em festivais de cinema internacionais e transmitidos na televisão global. Ela já fez a programação de festivais de filmes e de vídeos, deu aulas na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e na Otis Parsons School of Art and Design, e é cofundadora da GlobalGirl Media, uma organização sem fins lucrativos que treina meninas de comunidades sub-representadas em mídia digital e jornalismo cidadão.

Zippy Kimundu é uma cineasta queniana renomada que trabalhou no cinema e na televisão em todo o mundo. Ela codirigiu um curta documental, A Fork, a Spoon and a Knight, com Mira Nair para a série Power of Word do Tribeca Film Institute, e foi assistente de edição no filme da Disney Queen of Katwe. Zippy possui um mestrado em Belas Artes pela Tisch School of the Arts da NYU e é educadora de cinema no projeto “I’ll tell you my story”, que oferece oficinas de narrativa para adolescentes refugiadas na África. Além disso, ela é fundadora da Afrofilms International, uma empresa de produção de cinema e TV e coletivo criativo liderado por mulheres e situado em Nairóbi e Kilifi, Quênia, e atualmente trabalha para despertar a consciência e a ação política em todo o continente.