Knuckle City
Knuckle City | África do Sul | 2019 | 124 min | Ficção | 16 anos
Direção: Jahmil X. T. Qubeka
Roteiro: Jahmil X. T. Qubeka
Fotografia: Willie Nel
Elenco: Angela Sithole, Zolisa Xaluva, Nomhle Nkonyeni

Sinopse
Um boxeador profissional mulherengo e decadente tenta recuperar a academia de seu falecido pai com a ajuda de seu irmão gângster imprudente. Para isso, eles devem enfrentar o submundo que cerca o boxe, colocando tudo em risco enquanto tentam salvar o que seu pai lhes ensinou que era a coisa mais valiosa para um homem: sua família. Enquanto os acompanhamos nesta aventura, o diretor e roteirista sul-africano Xolani Thandikaya Qubeka nos mostra a vida nas ruas da meca do boxe na África do Sul: Mdantsane.
Filme exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019 e selecionado para representar a África do Sul no 92º Oscar para concorrer a uma indicação para a categoria Melhor Longa-Metragem Internacional. Vencedor do prêmio de melhor diretor no 15º African Movie Academy Awards, o cineasta Qubeka se concentrou em explorar histórias de crime e ação na África do Sul pós-apartheid.
Sobre o diretor

Jahmil X.T. Qubeka é um dos cineastas mais aclamados e prolíficos da África do Sul. Reconhecido internacional e localmente por seu trabalho como diretor, estreou longas-metragens em quase todos os festivais importantes do mundo. Jahmil dirigiu uma infinidade de documentários, dramas para a televisão, comerciais e longas-metragens. Seu filme de 2018, “Sew the Winter to my Skin”, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi escolhido para representar a África do Sul no Oscar na categoria Melhor Língua Estrangeira. O quarto filme de Jahmil, “Knuckle City”, seguiu o mesmo caminho, sendo exibido e premiado em vários festivais no mundo. Jahmil é coproprietário e Diretor de Criação da premiada empresa Yellowbone Entertainment, e se considera um visionário do cinema sul-africano, sempre se esforçando para criar um trabalho autêntico e inovador nos mais altos padrões.