CONVIDADOS 2024 - Brasil
Elias Ribeiro
Produtor brasileiro, Elias Ribeiro reside na África do Sul há mais de uma década. Em 2011, ele fundou a Urucu, uma produtora dedicada a criar conteúdo autêntico e provocador. Os filmes da Urucu ganharam prêmios em festivais como Sundance, BFI Londres, Durban, Rio e Pequim. O filme mais bem-sucedido entre os sete longas que produziu, Inxeba, foi pré-selecionado para o Oscar após ganhar seis SAFTAs e 29 prêmios internacionais. Reconhecido como líder em sua área, ele frequentemente participa como palestrante e moderador em eventos da indústria e, em 2018, liderou o Programa Internacional de Mercado e Indústria de Cinema da Cidade do Cabo. Recentemente, Elias foi nomeado pelo Festival de Cinema de Locarno como gerente regional da Southern Africa Industry Academy e é membro do conselho consultivo da screenworlds.org e da ladima.africa.
Realness Institute
Em 2015, foi lançado o programa de residência Realness African Screenwriters Residency, uma incubadora que desenvolveu 30 projetos audiovisuais em mais de 16 países africanos. A iniciativa evoluiu para o Realness Institute, que agora abriga diversos programas de capacitação na indústria criativa, atendendo escritores, produtores, diretores, programadores, profissionais de vendas e distribuição, criadores de conteúdo episódico e executivos de desenvolvimento. O Realness Institute deseja inspirar uma nova onda de cinema africano, contando histórias do continente, de um ponto vista honesto e orgulhosamente africano. Após a residência em 2015, o Realness Institute já realizou os seguintes programas: Creative Producer Indaba (2019), Episodic Lab (2020), Development Executive Traineeship (2020), Southern Africa-Locarno Industry Academy (2021) e o AuthenticA Series Lab (2022).
Urucu Media
A Urucu é uma produtora sediada na África do Sul. O produtor brasileiro Elias Ribeiro fundou a empresa em 2011, e em 2015 entrou a produtora sul-africana Cait Pansegrouw. Ambos são ex-alunos do EAVE e trabalharam em vários projetos pelo continente africano na última década. Seus trabalhos já passaram por festivais como Sundance, Berlinale e Veneza, entre outros. Em 2017, o filme The Wound, dirigido por John Trengove, foi indicado para a pré-lista do Oscar. O filme foi vendido para mais de 100 territórios, incluindo VoD (Netflix), TV paga (HBO/Mnet) e emissoras públicas (Arte/ZDF), e venceu 28 prêmios internacionais. Especializada em co-produções internacionais, a Urucu conta com financiamento de fontes públicas e privadas. Eles cofundaram o Realness Institute, uma iniciativa que oferece oportunidades de desenvolvimento para talentos africanos.