De 7 a 13 de julho de 2022, Curitiba recebe a edição presencial da Mostra de Cinemas Africanos 2022. Serão exibidas produções da África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal e Tunísia. A programação na capital paranaense é gratuita e divide-se entre o Cine Passeio e a Cinemateca de Curitiba, com oito longas e mais de 20 curtas, tendo como destaque a produção feminina, a presença de cineastas africanos e filmes inéditos no Brasil.
O título de abertura é “Afrique, je te plumerai”, dirigido por um dos maiores documentaristas do continente, Jean-Marie Teno. O filme, que completa 30 anos em 2022, examina a repressão política em Camarões. O cineasta estará na sessão para conversar com a plateia. Outro destaque da programação é o thriller sul africano “Boa Senhora”, de Jenna Bass. Comentário sobre as relações raciais na África do Sul pós-apartheid, teve sua estreia premiada no Festival de Toronto. Em parceria com o Cineclube Atalante, Jenna e Babalwa Baartman, co-roteirista e produtora do filme, participam de debate no sábado (9), na Cinemateca.
“A Mostra de Cinemas Africanos volta às salas de cinema em grande estilo para celebrar o maior festival de cinema africano do Brasil”, destaca a produtora cultural Ana Camila Esteves, que divide a curadoria dos longas com Beatriz Leal Riesco. “A programação amplia seu alcance geográfico a partir de nossa sede em São Paulo para Curitiba, ocupa novos espaços e reúne convidados internacionais”, complementa.
A mostra em Curitiba também inclui três programas de curtas: uma seleção de títulos recentes de vários países feita por Kariny Martins e Bea Gerolin da Cartografia Filmes; uma sessão de filmes angolanos produzidos durante os dois últimos anos de pandemia com curadoria da produtora audiovisual Geração 80; e um apanhado de curtas produzidos por jovens cineastas a partir de uma formação em documentário orientada pelo camaronês Jean-Marie Teno.
O evento também promove na capital paranaense a oficina Eu, Você, Nós: Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz, ministrada por Maimouna Jallow. A oficina gratuita acontece de 8 a 10 de julho. Serão oferecidas 15 bolsas para residentes no interior e litoral do Paraná, com vagas preferenciais para pessoas negras e indígenas. No sábado (9), será realizada a mesa Reflexões sobre a representação da mulher negra no audiovisual, com a Aïssa Maiga. No domingo é a vez de um encontro com todos os convidados, Aïssa Maiga, Jenna Bass, Babalwa Baartman, Ema Edosio e Maimouna Jallow com o tema Produção Independente no contexto Africano.
Filmes desta edição
Longas-metragens
SESSÃO DE CURTAS
Fragmentos da história: singularidades e conjunções
Curadoria: Kariny Martins e Bea Gerolin (Cartografia Filmes)
SESSÃO DE CURTAS
Fragmentos do porvir: aqui nos encontramos
Curadoria: Kariny Martins e Bea Gerolin (Cartografia Filmes)
Sessão de curtas: Acervo Cinemateca Francesa
Curadoria: Mostra de Cinemas Africanos
Sessão de curtas contemporâneos de Angola
Curadoria: Geração 80
Convidades da edição
Com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Goethe-Institut São Paulo, a edição de Curitiba da Mostra esse ano traz seis convidados internacionais. Além das realizadoras Ema Edosio, Aïssa Maïga, Maimouna Jallow, Jenna Bass e Babalwa Baartman, o documentarista camaronês Jean-Marie Teno, um dos nomes mais importantes da história dos cinemas da África, estará presente para apresentar seu longa “Afrique, je te plumerai”, que em 2022 completa 30 anos.
Aïssa Maïga
(França/Mali/Senegal)
Jean-Marie Teno
(França/Camarões)
Maimouna Jallow
(Espanha/Quênia)
Ema Edosio
(Nigéria)
Jenna Bass
(África do Sul)
Babalwa Baartman
(África do Sul)
Atividades paralelas
Oficina
“Eu | Você | Nós - Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz” | com Maimouna Jallow
Mesa redonda
Produção Independente no contexto Africano | com Aïssa Maïga, Jenna Bass, Babalwa Baartman, Ema Edosio
Ficha técnica
→ Realização: Cartografia Filmes e Ana Camila Comunicação e Cultura
→ Direção e Coordenação Geral: Ana Camila Esteves
→ Curadoria de Longas: Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco
→ Curadoria de Curtas e Programação: Bea Gerolin e Kariny Martins
→ Coordenação de Produção: Andrei Bueno Carvalho
→ Assistente de Produção: Priscila Pontes
→ Produção Executiva: Bella Souza
→ Produção de Cópias Daniel Petry
→ Identidade Visual: Jessica Patrícia Soares
→ Designer Gráfico: Tulio Alves
→ Coordenação de Comunicação Gisele Santana
→ Coordenação de Redes Sociais: Adrielly Novaes
→ Gerência e Produção de Conteúdo: Vanda Moraes
→ Assessoria de Imprensa: Ana Justino e Isidoro Guggiana
A edição curitibana da Mostra de Cinemas Africanos 2022 é uma realização da Cartografia Filmes e Ana Camila Comunicação e Cultura, com apoio da Aliança Francesa – Curitiba, Cine Passeio – Icac, Cineclube Atalante, Cinemateca de Curitiba, Mubi, Goethe Institut e Embaixada França – Institut Français e conta com incentivo do Ebanx. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.