.
Zaho Zay
Zaho Zay
Madagascar, Áustria, França | 2020 | 79 min | Documentário
Direção: Maéva Ranaïvojaona e Georg Tiller
Roteiro: Maéva Ranaïvojaona e Georg Tiller
Fotografia: Georg Tiller
Elenco: Eugene Raphaël, Michelle Eva, Ranaïvojaona
Sinopse
Uma jovem trabalha como guarda em uma prisão superlotada em Madagascar. Ela passa o tempo pensando sobre seu pai, um assassino que matou seu próprio irmão e abandonou a filha ainda criança. Em sua imaginação, seu pai se torna um assassino mítico que vaga pelos campos e decide o destino de suas vítimas ao rolar dados encantados. Secretamente, ela anseia pelo dia em que ele possa aparecer entre os prisioneiros. Quando um novo detento chega alegando conhecer seu pai, as fantasias da jovem começam a se transformar em pesadelos.
Sobre os diretores
Maéva Ranaivojaona é uma roteirista, diretora e produtora franco-malgaxe que vive e trabalha em Paris e Viena. Seus curtas-metragens foram exibidos e premiados em festivais de cinema internacionais, incluindo o Festival de Cinema de Roterdã e o Cannes Short Film Corner. Em 2016, ela foi convidada como produtora para o FIDLab em Marselha, onde ganhou o prêmio Air France. Fundou a Subobscura Films (Viena e Paris) junto com o produtor e diretor austríaco Georg Tiller. Zaho Zay é seu primeiro longa-metragem.
Georg Tiller nasceu em Viena, Áustria. Após abandonar seus estudos em filosofia e teatro, ele estudou cinema e televisão com Harun Farocki e direção de cinema e cinematografia com Michael Haneke e Christian Berger. Como chefe da empresa de produção Subobscura Films, com sedes em Viena e Paris, ele produziu e dirigiu vários longas-metragens, documentários e obras experimentais premiados.