.
Rafiki
Rafiki
Quênia, África do Sul, Alemanha, Holanda, França, Noruega, Líbano e Reino Unido | 2018 | 83 min | Ficção | 14 anos
Direção: Wanuri Kahiu
Roteiro: Wanuri Kahiu, Jenna Cato Bass
Fotografia: Christopher Wessels
Elenco: Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Neville Misati, Nice Githinji
Sinopse
Criadas para serem boas esposas e mães, Kena e Ziki anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as garotas resistem e continuam sendo amigas próximas, apoiando-se mutuamente para perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as duas serão forçadas a escolher entre felicidade e segurança.
Sobre a diretora
Wanuri Kahiu foi criada numa família conservadora. Filha de uma médica e um empresário, escolheu seguir carreira no mundo das artes, tornando-se uma cineasta. Hoje, é diretora de cinema, produtora e autora no Quênia, onde nasceu.
Já recebeu diversos prêmios e indicações para os filmes que dirigiu, incluindo prêmios de “Melhor Diretor”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme” em festivais como “Africa Movie Academy Awards” (Prêmio da Academia de Filmes Africanos).
Em 2018 teve seu filme Rafiki selecionado pelo Festival de Cannes. Apesar do filme ter sido proibido no Quênia, foi a primeira produção queniana que alcançou o Festival. O que é um marco incrível não só na carreira da diretora, mas do país como um todo.