A curadora da Mostra, Ana Camila Esteves, apresentou e comentou a sessão do longa nigeriano “Kasala!”, filme de abertura desta edição, conversando um pouco com o público sobre a indústria de cinema da Nigéria. Ana Camila também ofereceu o minicurso “Cinemas Africanos Contemporâneos” durante a programação, e apresentou uma sessão especial de curtas-metragens para os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de mostrar a explosão de riqueza, criatividade e diversidade na última década de uma cinematografia com um pouco mais de meio século de vida, a Mostra reúne 15 títulos procedentes de 12 países, com atenção especial à produção contemporânea. A maioria dos filmes é inédita no Brasil, chance rara de assistir a importantes produções que circularam em grandes festivais e talvez nunca cheguem ao circuito comercial do país. Ao total, são 13 longas e 2 curtas de ficção e documentário projetados na Cinemateca.
A sessão de abertura contará com o longa-metragem Kasala!, autofinanciado, escrito, produzido, dirigido e filmado pela estreante Ema Edosio. O filme conta a alucinante história urbana de amizade e cumplicidade entre quatro jovens, apresentando um retrato fiel e cheio de humor da vida na cidade de Lagos. Com Kasala!, a diretora se une à nova geração de realizadores nigerianos que desafiam a indústria de Nollywood com muito frescor e originalidade. A sessão acontece no dia 15 de outubro, às 20h, com ingressos a R$16 (inteira) e R$ 8 (meia) – valores aplicados a todas as sessões.
Filmes desta edição
Homenagem a Djibril Diop Mambéty
Programação paralela
As representantes da CINEQUEBRADAS (Taís Amordivino, Loiá Fernandes e Fabíola Silva) comentam o filme "Rafiki" na área externa do Cinema do Museu. Foto de Vanessa Aragão.
AS REPRESENTANTES DA CINEQUEBRADAS (TAÍS AMORDIVINO, LOIÁ FERNANDES E FABÍOLA SILVA) COMENTAM O FILME “RAFIKI” NA ÁREA EXTERNA DO CINEMA DO MUSEU. FOTO DE VANESSA ARAGÃO.
AS REPRESENTANTES DA CINEQUEBRADAS (TAÍS AMORDIVINO, LOIÁ FERNANDES E FABÍOLA SILVA) COMENTAM O FILME “RAFIKI” NA ÁREA EXTERNA DO CINEMA DO MUSEU. FOTO DE VANESSA ARAGÃO.
Ficha técnica
Realização: Ana Camila Comunicação & Cultura e Cinemateca Capitólio Petrobras
Produção e programação: Ana Camila
Curadoria: Ana Camila e Beatriz Leal
Traduções materiais promocionais: Rodrigo Lessa
Tradução e produção de legendas: Ana Camila
Revisão de legendas: Inara Rosas
Projeto gráfico: Jéssica Patrícia Soares
Apoio: Cinemateca Capitólio, Cinemateca Francesa, Instituto Francês.