Latest Works

CINE ÁFRICA | EM CASA

Vamos ver filmes africanos em casa durante o isolamento social?

Enquanto não podemos voltar com a Mostra de Cinemas Africanos e encher as salas de cinema com o nosso público incrível, decidimos ativar o nosso cineclube Cine África para uma versão de bate-papos virtuais.

Entre os meses de maio e julho, vamos assistir a 9 filmes africanos e promover encontros online com pesquisadores convidados de várias partes do Brasil. Nossa ideia sempre é aumentar o repertório de filmes africanos aqui no país, então se você quer conhecer mais filmes realizados na África, vem com a gente!

Você precisa se inscrever para receber os links dos filmes e dos nossos encontros virtuais. Clique no botão abaixo para acessar todas as informações e para realizar a inscrição.

Dúvidas? Escreve pra gente: cineafrica@mostradecinemasafricanos.com

SOBRE A MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Com curadoria de Ana Camila Esteves(Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra de Cinemas Africanos reúne filmes de curta e de longa-metragem dos cinemas africanos contemporâneos, muitos inéditos no Brasil. O recorte curatorial atende à demanda por proporcionar espaços  de exibição no Brasil de filmes recentes produzidos na África e sua diáspora nos últimos cinco anos, bem como promove o contato do público com as estéticas e narrativas presentes nesta cinematografia ainda muito desconhecida do público brasileiro.

Nas edições já realizadas desde 2018, a Mostra exibiu filmes dirigidos por cineastas de países como Senegal, Sudão, África do Sul, Nigéria, Burkina Faso, Quênia, Tunísia, Marrocos e Egito, entre outros, além de produções em territórios afrodiaspóricos como França e Cuba, protagonizadas por sujeitos africanos e afrodescendentes. Os filmes variam entre ficção e documentário e oferecem uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas.

As curadoras acompanham as trajetórias dos filmes africanos nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlinale, Toronto, Veneza, Rotterdam e Fespaco (este o maior festival de cinemas africanos na África, em Burkina Faso), e trazem para o Brasil os títulos de maior interesse que estiveram em exibição ou em competição.

Nossa principal edição acontece no mês de julho em São Paulo, no CineSesc, e marca nossa curadoria anual. Além da Mostra, organizamos o projeto de cineclube Cine África, em Salvador, fazemos parcerias de curadoria e programação com diversos festivais no Brasil e no mundo, e oferecemos cursos e outras atividades de reflexão sobre e formação em cinemas africanos.

curadoria

BEATRIZ LEAL RIESCO
Espanha

Pesquisadora, professora, crítica e curadora especializada em arte e cinema contemporâneos africanos, europeus e do Oriente Médio. É programadora do New York African Film Festival e co-fundadora do Wallay! Barcelona African Film Festival. É idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos.

www.beatrizleal.com

ANA CAMILA ESTEVES
Brasil

Jornalista, produtora cultural e pesquisadora. Atualmente desenvolve pesquisa no âmbito do doutorado sobre as narrativas do urbano nos cinemas africanos contemporâneos. É idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos e do projeto de cineclube Cine África, em Salvador.

www.anacamila.com

Edições

2020

2019

SÃO PAULO

10 a 17 de julho no CineSesc (Augusta)

2018

Clipping

Contato

MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Email: info@mostradecinemasafricanos.com
Telefone/Whatsapp: +55 71 991 484 281