2021 | Porto Alegre

02 a 09 dezembro 2021
Cinemateca Capitólio

Porto Alegre/RS

0
dias
0
sessões
0
longas
0
curtas
0
público aproximado

A Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves, volta a Porto Alegre entre os dias 02 e 09 de dezembro de 2021. Durante a semana, o público poderá conferir uma cuidadosa seleção de ficções e documentários africanos, reconhecidos em grandes festivais e respaldados pela crítica e públicos internacionais.
 
A Mostra reúne 13 títulos realizados nos últimos anos em países como Costa do Marfim, Sudão, Argélia, Etiópia, Ruanda, Lesoto, República Democrática do Congo. Entre os destaques, Você Morrerá aos 20, de Amjad Abu Alala, e Falando Sobre Árvores, de Suhaib Gasmelbari, duas obras centrais do inspirador cinema contemporâneo sudanês, o documentário argelino Rua do Saara, 143, de Hassen Ferhani, premiado no Festival de Locarno, e Nossa Senhora do Nilo, de Atiq Rahimi, adaptação do romance homônimo da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga.

Duas obras clássicas fazem parte da programação: O Exilado, último longa-metragem realizado pelo nigerino pioneiro Oumarou Ganda, co-criador do clássico Eu, Um Negro, de Jean Rouch, e Câmera da África, documentário histórico realizado pelo tunisiano Férid Boughédir no período de celebração do aniversário de 20 anos dos primeiros filmes produzidos no continente africano.

Ficha técnica

Realização: Realização: Ana Camila Comunicação & Cultura e Circuito Saladearte

Produção: Ana Camila Esteves e Gabriela Almeida

Curadoria e programação: Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco

Curadoria das mesas de debates: Gabriela Almeida

Traduções materiais promocionais: Gabriela Almeida

Tradução e produção de legendas: João Paulo Barreto