Sinopse
Ao sul do deserto do Saara fica a Casa dos Migrantes, um abrigo temporário para aqueles que cruzam a África tentando chegar à Europa. Neste documentário de estilo observacional, o cineasta malinês Ousmane Samassékou encontra esses viajantes cheios de ilusões, mas sem certezas, pois suas vidas parecem suspensas no tempo enquanto habitam este lugar.
Vencedor do primeiro prêmio no prestigioso festival de documentários dinamarqueses CPH: DOX 2021 e patrocinado pelo Fundo IDFA Bertha, o filme de Samassekou oferece um olhar profundamente íntimo e atento a alguns dos habitantes deste lugar e a complexa melancolia do exílio que acompanha sua espera por um destino incerto.
Sobre o diretor

Graduado em economia empresarial, Ousmane Zorom Samassekou continuou seus estudos no Conservatório de Artes e Ofícios Multimídia de Bamako. Em seguida, concluiu o mestrado em produção e criação de documentários na Universidade Gaston Berger em Saint Louis, Senegal. Ousmane é parceiro da DS Production em Bamako, onde é produtor, diretor, DOP e editor. Seu mais recente documentário de longa-metragem, O Último Abrigo, foi apresentado no IDFA Fórum em 2019 e 2020. Com este projeto, Ousmane participou da Escola de Verão IDFA e da Academia IDFA em 2019. É co-produtor de Zinder, de Aicha Macky.