Edifício Gagarine
Gagarine. França | 2020 | 98 min | Ficção | LIVRE
Direção: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh
Roteiro: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh e Benjamin Charbit
Fotografia: Victor Seguin
Elenco: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Farida Rahouadj, Denis Lavant

Sinopse
Depois de tentar, sem sucesso, impedir que seu prédio fosse demolido, Yuri, um adolescente faminto por conhecimento e com sonhos de se tornar um cosmonauta, aposta em uma última tentativa para salvar seu prédio: transformá-lo em uma nave espacial e voar com ele para o espaço. Mas as dificuldades de viver com pais ausentes à margem da sociedade francesa o arrastam de volta de vez em quando para sua realidade difícil e dura.
Gagarine é o primeiro filme dos diretores Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, e foi selecionado para fazer parte da edição 2020 do Festival de Cinema de Cannes, embora devido ao confinamento causado pela pandemia Covid-19 tenha finalmente estreado no Festival de Zurique. Vencedores do prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Atenas, Liatard e Trouilh apresentam um filme original repleto de realismo mágico e comentários sociais sobre o que significa para uma comunidade ser forçada a se desintegrar enquanto vê desaparecer o único lugar que uma vez chamaram de lar.
Sobre os diretores

Foi depois de frequentar a Sciences Po juntos que Jérémy Trouilh e Fanny Liatard se encontraram, alguns anos depois, com o desejo comum de escrever e dirigir filmes de ficção. Em 2014 dirigiram Gagarine, seu primeiro curta, apresentado e premiado em diversos festivais pelo mundo. Seu primeiro longa-metragem, Edifício Gagarine, desenvolvido a partir de seu primeiro curta, ganhou o selo Cannes 2020.