abril 1, 2019

Primeira edição do Cine África apresenta o filme “Republica di mininus”, de Flora Gomes, em Salvador

by Ana Camila in Sem categoria

Primeira edição do Cine África apresenta o filme “Republica di mininus”, de Flora Gomes, em Salvador.

Em abril, a Mostra de Cinemas Africanos e o Circuito SALADEARTE estreiam o projeto Cine África. Com curadoria de Ana Camila, o projeto exibe mensalmente filmes africanos em sessões comentadas na Saladearte Cinema da UFBA.

A ideia é expandir o conceito da Mostra de Cinemas Africanos – que aconteceu em Salvador em novembro de 2018 – para uma periodicidade que abranja o ano inteiro, oferecendo ao público de Salvador a oportunidade de ver muitos filmes produzidos no continente africano e, por sua vez, criar repertório sobre esta cinematografia. O foco das sessões serão filmes lançados a partir dos anos 2000, havendo a possibilidade de sessões de filmes mais clássicos.

A primeira sessão acontece dia 06 de abril (sábado), às 16h30, com a exibição do longa-metragem “Republica di Mininus”, do cineasta Flora Gomes, de Guiné-Bissau. Lançado em 2012, o filme narra uma história de esperança na construção de um mundo melhor, principalmente para as crianças. Confira sinopse abaixo.

Como a proposta do Cine África é fomentar o repertório de cinemas africanos, todas as sessões serão comentadas por especialistas em cinema ou em temas correlatos aos filmes exibidos, ou por cinéfilos e críticos de cinema convidados. Nesta primeira edição, convidados a pesquisadora Jusciele Oliveira, especialista na obra do Flora Gomes e também responsável por conseguir, junto ao diretor, os direitos para exibição do longa na estreia do Cine África.

Conduzindo o bate-papo pós-sessão, Jusciele apresentará um contexto da obra do Flora Gomes, a importância do diretor na trajetória dos cinemas africanos e comentários críticos sobre o filme, em uma conversa aberta com o público.

O Cine África acontecerá sempre nos primeiros sábados de cada mês, às 16h30 na Saladearte Cinema da UFBA. Os valores dos ingressos seguem o padrão da sala.

SINOPSE DE “REPUBLICA DE MININUS”:

Num país em Guerra, assustados pelas tragédias que eles próprios provocaram, os adultos desaparecem, abandonando as crianças à sua sorte. Para conseguirem sobreviver a esta nova realidade, serão obrigados a unir-se. E assim surge “A Republica di Mininus”, onde o polícia, político, médico, patrão e empregado são apenas crianças. Nesta nova sociedade a união, respeito e harmonia são palavras de ordem, mas subitamente a paz instituída é quebrada quando cinco crianças soldados chegam à Republica di Mininus. Trazem consigo passados difíceis e atitudes conturbadas, pelo qual são obrigados a passar por uma prova imposta pelos meninos da nova sociedade: ou se aceitam uns aos outros como um grupo, ou terão de partir novamente para um mundo sem esperança, onde a sobrevivência é algo que não existe. 

SERVIÇO

Cine África #1
Com o filme “Republica di Mininus” (de Flora Gomes. Guiné-Bissau, 2012)
Bate-papo pós-sessão com Jusciele Oliveira
Dia 06 de abril de 2019 (sábado), às 16h30
Na SALADEARTE Cinema da UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela)