dezembro 2, 2019

Mostra de Cinemas Africanos faz parceria com a Bienal Internacional de Artes de Curitiba

by Ana Camila in destaque

Mostra de Cinemas Africanos faz parceria com a Bienal Internacional de Arte de Curitiba

A curadora da Mostra de Cinemas Africanos, Ana Camila Esteves, foi convidada pelo BRICS Film Festival para apresentar e conduzir bate-papo com o público sobre o filme “Ame Quem Você Ama”, da cineasta sul-africana Jenna Bass. O Festival faz parte da programação da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

A proposta do FICBIC 2019 – BRICS FILM FESTIVAL – Festival de Cinema da Bienal Internacional de Arte de Curitiba – é voltada para o BRICS no sentido de incentivar um diálogo com um dos temas da Bienal de Arte de Curitiba 2019. Foram exibidos, no Cine-Passeio em Curitiba, 5 longas e 5 curtas representativos dos 5 países do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O tema foi memória e homenagem. O Festival aconteceu entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro de 2019.

“Ame Quem Você Ama”, primeiro filme longa-metragem de Jenna Bass, foi exibido no BRICS Film Festival com o apoio da Mostra de Cinemas Africanos. A sessão aconteceu no dia 1º de dezembro às 20h na sala Cine Luz do Cine Passeio, e contou com um público de aproximadamente 80 pessoas. Após a exibição, Ana Camila conversou com os presentes sobre o atual panorama de produção e distribuição de filmes na África do Sul, além de dar mais detalhes sobre a obra criativa e original da cineasta Jenna Bass.

A parceria entre a Mostra de Cinemas Africanos e a Bienal Internacional de Arte de Curitiba pretende se estender para ações futuras na capital paranaense em 2020, confirmando o interesse da curadora do FICBIC, Denize Araújo, bem como do presidente da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira, de ampliar a visibilidade das narrativas do continente africano no Brasil.

Na foto, Denize Araújo e Ana Camila Esteves durante exibição de “Ame Quem Você Ama” em Curitiba.